Rod. Vereador Admar Bertolli, 6159 - Almirante Tamandaré - PR (41) 3355-5600

COMPOSTAGEM

Gostou? compartilhe!

COMPOSTAGEM

COMPOSTAGEM

21 de maio de 202021 de maio de 2020

Nos dias atuais, onde as pessoas procuram saídas sustentáveis para poder contribuir com o meio ambiente, a compostagem tem se destacado na hora de dar um outro fim ao lixo orgânico produzido em casa. Essa técnica, que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, consiste na reciclagem de resíduos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, trapos de tecido, serragem, entre outros), promovida por seres invertebrados, como as minhocas, e microorganismos que transformam os restos em um adubo de ótima qualidade que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

COMO FAZER COMPOSTAGEM?

Segundo a revista Globo Rural, para fazer uma composteira caseira com minhocas ou vermicomposteira, você precisa de: “Para montar uma vermicomposteira doméstica são necessárias 3 caixas plásticas escuras (sendo uma com tampa), folhas secas e galhos pequenos e cerca de 100 minhocas.”

Essas três caixas devem ser empilhadas, sendo que as duas superiores precisam de furos que serão os responsáveis entre a comunicação entre as caixas. Nessas caixas que será feita a compostagem. A última caixa será utilizada apenas para coletar o resíduo líquido orgânico, que, se diluído, pode ser utilizado para regar plantas e hortas.

1º Passo: Forrar o fundo da caixa superior com folhas secas e pequenos galhos ou serragem.

2º Passo: Colocar a terra e as minhocas.

3º Passo: Em cima, colocar os resíduos orgânicos.

É importante que os resíduos sejam cobertos com outra camada de folhas secas para contribuir com a oxigenação. Isso também garante que não se gere um mal odor pelo processo.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Sanetran Whatsapp Sanetran