
Compostagem de resíduos orgânicos: o que é e como fazer
A compostagem de resíduos é uma técnica usada há mais de cinco mil anos, e cada vez mais importante para a saúde do planeta.
Compostagem de resíduos é o processo de decomposição da matéria orgânica em resíduos animais ou vegetais. Acontece quando, na presença de umidade e oxigênio, microorganismos se alimentam dessa matéria e fazem com que seus nutrientes voltem à terra.
A técnica de compostagem é utilizada há mais de cinco mil anos pelos chineses.
PASSO A PASSO
– Escolha um lugar sombreado, preferencialmente sobre a terra, mantendo contato com a vida do solo;
– Reduza o tamanho dos restos orgânicos, picando ou rasgando;
– Coloque primeiro o material graúdo (como poda de árvores e cercas vivas), até uma altura de 20 cm;
– Acrescente outros resíduos de jardim e de cozinha, bem misturados;
– Mantenha o material solto e fofo;
– Recubra com uma camada de grama, palha, ou folhagem, conservando-lhe a umidade e o calor;
– Molhe sempre que necessário;
– Avalie a temperatura usando um termômetro de haste longa, uma barra de ferro ou colocando a mão no interior do monte. Se for possível suportar o calor da barra ou do composto, a temperatura está boa, mas se é praticamente impossível segurar a barra ou manter a mão no monte, é preciso resfriá-la.
Quando os compostos orgânicos apresentarem coloração preta ou marrom, consistência granulada, cheiro agradável de terra, temperatura ambiente e volume reduzido à metade, estarão prontos para uso.
MÉTODOS DE COMPOSTAGEM
Leiras: um monte em formato de pirâmide com até 1,5 metros de altura. É a forma mais simples e barata de compostagem de boa qualidade. Seu processo de maturação e cura pode durar de 3 meses a 2 anos.
Composteiras: reservatórios com diferentes formas, geralmente abertos no fundo e tampados em cima. São utilizadas quando não se tem espaço, ou quando a quantidade de material é insuficiente para formação de uma leira.
Aterramento: um buraco de no máximo 30 cm de profundidade no solo. É prática comum em locais onde não há recolhimento de lixo. É o processo mais lento dos três, e o material não precisa ser revolvido.
A compostagem é importante, pois reduz a quantidade de resíduos orgânicos nos depósitos, enriquece a terra com nutrientes, evita queimadas, ajuda na aeração e na melhoria da estrutura do solo, entre outras vantagens.
A Sanetran opera centrais de triagem e valorização de resíduos e compostagem com equipe própria.
Veja mais aqui!
fontes:
http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/
Gostou? compartilhe!