Rod. Vereador Admar Bertolli, 6159 - Almirante Tamandaré - PR (41) 3355-5600

Energia renovável mostra avanço no Brasil

Gostou? compartilhe!

Energia renovável mostra avanço no Brasil

Energia renovável mostra avanço no Brasil

28 de julho de 2017

Mesmo com a crise política e econômica, o Brasil continua avançando e é referência mundial no setor de energia renovável.

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma crise política e econômica, que afeta diversos setores. Porém, pode-se notar que o uso de energia renovável está crescendo e trazendo avanços para o país. No começo de junho, Itaipu inaugurou a primeira usina de biometano do país. O projeto custou pouco mais de R$ 2 milhões, e foi desenvolvido em conjunto pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu e Eletrobrás.

A usina é capaz de transformar grama e restos de comida em energia. A produção será de 4 mil metros cúbicos de biometano por mês, suficientes para abastecer os 80 veículos da empresa. O gás não poluente é produzido por restos orgânicos, esgoto, e a grama podada em todo o complexo (cerca de 1,5 tonelada de grama por dia).

Com isso os ganhos ambientais são notáveis. A transformação de biogás em biometano reduz a emissão de gases do efeito estufa e trata os resíduos que antes eram descartados no meio ambiente.

Paulo Schmidt, superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, ressalta que: “O domínio dessa tecnologia de ponta para a produção de biogás poderá contribuir, inclusive, para desenvolver outras iniciativas que permitam a produtores rurais tratarem dejetos e até transformar o seu resultado em renda adicional.”

BRASIL AVANÇA MESMO NA CRISE

Apesar da crise política e econômica, o Brasil continua evoluindo rumo a uma economia de baixo carbono, e é referência mundial no setor. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, as fontes de energia renováveis passaram de 39,4% em 2014, para 41,2% em 2015.

A energia eólica saltou de 2% para 3,5% do total da matriz energética brasileira. A energia solar também apresentou crescimento, mas ainda está abaixo do imenso potencial de nosso território.

Além do crescimento das fontes renováveis conhecidas, iniciativas como a de Itaipu com a usina de biometano trazem ainda mais esperança. O surgimento de novas tecnologias, capazes de transformar resíduos causadores de problemas em energia boa, aponta uma luz para um futuro livre dos combustíveis fósseis.

A Sanetran Saneamento Ambiental S.A presta serviços relacionados ao meio ambiente e apóia iniciativas sustentáveis desde 1992.

O trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Sanetran visa envolver a equipe, clientes e a população com assuntos relevantes para a sociedade, e temas sobre o meio ambiente e a responsabilidade sócio ambiental.

Fonte:

http://www.envolverde.com.br/energias-renovaveis-avancam-com-novas-opcoes/



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Sanetran Whatsapp Sanetran