
Formas eficazes de armazenar resíduos sólidos
As formas de armazenagem variam conforme o tipo de resíduo.
Para cada tipo de resíduo, existem regras de armazenagem conforme a legislação. Alguns resíduos sólidos possuem tratamento especial de acondicionamento. A norma técnica NBR 11.174 dispõe sobre o armazenamento de resíduos classes II não inertes e classe III inertes.
Os resíduos sólidos devem ser armazenados em local apropriado, e com a devida identificação de sua classificação em local visível. O objetivo é minimizar os riscos de contaminação.
Formas de armazenagem
Caçambas
Geralmente usadas para resíduos da construção civil, possuem capacidade de 5 a 9m3 ou aproximadamente 4 toneladas. A coleta é feita por caminhões poliguindaste.
Compactadores estacionários
Mais usados para resíduos orgânicos, possuem uma prensa acoplada que compacta os resíduos no interior do equipamento.
Containers
Capacidade de até 18 sacos de lixo de 100 litros, são usados tanto para resíduos orgânicos quanto recicláveis. São coletados por caminhão compactador.
Contentor de plástico/Totem
Capacidade de até 4 sacos de lixo de 100 litros. São muito utilizados por edifícios e condomínios, tanto para resíduos orgânicos quanto recicláveis. A coleta é feita por caminhão compactador.
Tambores
Utilizados para resíduos industriais, as embalagens devem ser homologadas pelo INMETRO.
fontes:
http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/lixo-zero-e-zero-aterro-como-atender-as-metas-de-residuos-solidos
Gostou? compartilhe!