Rod. Vereador Admar Bertolli, 6159 - Almirante Tamandaré - PR (41) 3355-5600

Gestão de resíduos em Curitiba faz a diferença para a sustentabilidade

Gostou? compartilhe!

Gestão de resíduos em Curitiba faz a diferença para a sustentabilidade

Gestão de resíduos em Curitiba faz a diferença para a sustentabilidade

12 de outubro de 201614 de novembro de 2016

Cidadãos têm maior qualidade de vida e de meio ambiente com a gestão de resíduos em Curitiba

A prefeitura de Curitiba registrou, em 2013, que a capital produz cerca de 1,8 toneladas de lixo por dia, o que equivale, em média, a um quilo por morador. Já em 2016 foi considerada a cidade mais sustentável da América Latina, pelo relatório do Índice Verde de Cidades, realizado pela Economist Intelligence Unit em parceria com a Siemens. O Índice levou em consideração oito categorias, entre elas, a gestão de resíduos em Curitiba.

Das 17 cidades avaliadas, a capital paranaense foi a única que obteve pontuação com média acima do normal na avaliação geral, tendo destaque nas categorias: mobilidade urbana, qualidade do ar e reutilização de resíduos. Em junho, o então prefeito anunciou o novo modelo de gestão de resíduos em Curitiba. Uma das medidas tomadas foi a instalação de Estações de Sustentabilidades, localizadas em praças públicas, nas quais o cidadão pode entregar voluntariamente lixos recicláveis. Em algumas, são aceitos inclusive resíduos vegetais e da construção civil.

Um dos objetivos desse novo modelo é aumentar a eficácia do serviço. A empresa que será contratada pela Prefeitura para realizar o serviço de gestão de resíduos em Curitiba terá descontos no recebimento, caso cometa falhas na performance e, em caso contrário, receberá bonificações pelo bom trabalho. Dessa forma, é possível atingir, também, os outros objetivos: o aumento no índice de reciclagem e diminuição dos gastos com transporte.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a estimativa é que em 24 anos a cidade atinja um volume igual ou superior a 30% de resíduos reciclados. Atualmente, a gestão de resíduos em Curitiba resulta em apenas 16% do conteúdo reciclado que, em comparação com cidades referência pelo mundo que chegam a reciclar mais da

A Sanetran trabalha com diversos tipos de transporte para resíduos

metade de seu lixo produzido, é ainda muito pequeno.

A Sanetran Saneamento oferece diferentes tipos de transporte para esses resíduos que são: caminhão compactador, caminhão roll on, caminhão polinguidaste/brook, caminhão baú, carreta, caminhão para resíduos de serviço de saúde e caçambas. Com o objetivo de complementar a gestão de resíduos em Curitiba, a empresa se preocupa com garantias, certificados e sistema de segurança para seus funcionários.

Saiba mais sobre a empresa e seus serviços: http://sanetran.com.br/servicos/

Fontes:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/curitiba-anuncia-novo-modelo-de-gestao-de-lixo-e-fara-nova-licitacao-4yyhcfnk45a0vf6fy46qdtvpo

http://www.bemparana.com.br/noticia/450342/curitiba-anuncia-novo-modelo-de-coleta-transporte-e-tratamento-de-lixo

http://exame.abril.com.br/revista-exame/brasil-tem-longo-caminho-a-percorrer-quando-assunto-e-lixo/

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/10/curitiba-produz-18-mil-toneladas-de-lixo-por-dia-segundo-prefeitura.html

http://oglobo.globo.com/economia/imoveis/curitiba-a-cidade-mais-sustentavel-da-america-latina-diz-relatorio-14977530

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Sanetran Whatsapp Sanetran