Rod. Vereador Admar Bertolli, 6159 - Almirante Tamandaré - PR (41) 3355-5600

RESÍDUO X REJEITO

Gostou? compartilhe!

RESÍDUO X REJEITO

 

RESÍDUO X REJEITO

17 de junho de 2019

Nos dias atuais, onde se fala muito sobre sustentabilidade, reciclagem e afins é muito importante esclarecer o que é rejeito e resíduo. Muitas vezes essas duas palavras são usadas como sinônimos, mas você sabia que existe uma grande diferença entre elas?

Resíduo é todo aquele material que já foi usado e descartado, mas ainda assim tem alguma chance de ser reaproveitado ou reutilizado. Em contrapartida, rejeito é tudo aquilo que não pode ser utilizado novamente, sendo assim, deve ser descartado corretamente para que não prejudique o meio ambiente.

 

 

Essa diferenciação é fundamental devido a implantação da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos que está vigorada através da Lei 12.305. Em suma, a lei reúne o “conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, visando a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos”.

O principal intuito da PNRS em relação aos resíduos, é a diminuição da produção e o aumento do reaproveitamento. Já os rejeitos, o foco principal é o descarte em local apropriado, assim diminuindo o impacto no meio ambiente.

 

 

 

O PAPEL DA LOGÍSTICA REVERSA

Com a vigência da lei, muitas formas de “combate” aos resíduos e rejeitos são desenvolvidas, assim mostrando o quão importante é a abordagem sustentável em relação à produção do lixo. Além disso, a PNRS divide a responsabilidade pela geração de resíduos entre fabricantes e até o consumidor final. Assim tornando todos responsáveis pelo problema e pela solução.

 

Com isso, surge a logística reversa que nada mais é que a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

 

Mas como a Logística Reversa funciona?

Segundo o site Guarde Mais a definição de logística é:

A logística é uma especialidade da administração com a qual temos contato quase diário. Podemos definir a logística como a disponibilização de bens e serviços gerados por uma sociedade. E isso precisa ser feito de acordo com os locais, no tempo, nas quantidades e na qualidade necessários a quem irá utilizá-los.

Tendo isso em mente, podemos entender o processo da Logística Reversa. Como o próprio nome já diz, é o contrário da logística convencional. Ou seja, ao invés da empresa entregar o produto para o cliente, é o cliente que entrega o produto para a empresa.

Dois exemplos de logística reversa que fazem parte do dia a dia da grande maioria das pessoas é a arrecadação de eletrônicos e de óleo de cozinha. A população descarta o lixo nos pontos de arrecadação e a empresa responsável faz a destinação correta.

A Sanetran pode te ajudar no processo de logística reversa ou coleta de resíduos da sua empresa. Temos equipe especializada para identificar a melhor metodologia a ser aplicada no sei negocio. Entre em contato através do telefone (41) 3355-5600 e saiba mais.

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Sanetran Whatsapp Sanetran