
SÍMBOLO DA RECICLAGEM
A origem do símbolo da reciclagem se deu no primeiro Dia da Terra, em 1970, quando a empresa Container Corporation of America, uma grande produtora de papelão reciclado, patrocinou um concurso para estudantes de arte e design para conscientizá-los sobre questões ambientais. O ganhador foi Gary Anderson, um estudante universitário de 23 anos.
Vários dos designers mais reconhecidos no mundo, como Saul Bass, Herbert Bayer, James Miho, Herbert Pinzke e Eliot Noyes, foram os jurados do concurso. A marca não se tornou registrada, é de domínio público, ou seja, não possui direitos exclusivos de propriedade, podendo ser modificado e utilizado por qualquer um sem o pagamento de royalties.
Anderson criou três variações do símbolo e enviou para a competição. A ideia básica envolvendo três setas planas em preto e branco que se curvam e recuam entre si resgata a figura topológica da fita de Möbius; e traz a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem, que é o significado do símbolo. Mas Gary Anderson também se inspirou na arte psicodélica, na moderação e no equilíbrio.
O que é a fita de Möbius?
Segundo o blog Super Abril “As superfícies convencionais são orientáveis – isto é, têm dois lados. O lado de cima e o lado de baixo de um lençol, por exemplo. Pense numa formiga andando no lençol. Se ela não passar pela borda do lençol, ela não muda de lado. A fita de Möbius, por outro lado, não tem lado. Essa estranha forma, que foi proposta em 1858 pelos matemáticos alemães Johann Listing e August Möbius (daí o nome) é o que o jargão matemático chama de superfície “não orientável”.”
O símbolo da reciclagem é um dos mais reconhecidos no mundo, mas você sabia que existem variantes?
O American Paper Institute promoveu quatro variantes diferentes do símbolo de reciclagem para diferentes fins. O símbolo da reciclagem simples, branco e preto, deveria ser usado para indicar que um produto é reciclável.
As outras duas variantes apresentam um símbolo da reciclagem dentro de um círculo – branco em preto ou preto em branco – e é utilizado para representar produtos feitos de materiais reciclados, com a versão branca sobre preto para indicar fibra 100% reciclada e versão em preto e branco para produtos que contenham parcialmente fibras recicladas.
Gostou? compartilhe!