Rod. Vereador Admar Bertolli, 6159 - Almirante Tamandaré - PR (41) 3355-5600

UPCYCLING: O QUE É?

Gostou? compartilhe!

UPCYCLING: O QUE É?

UPCYCLING: O QUE É?

17 de fevereiro de 202017 de fevereiro de 2020

Você sabe o que é Upcycling?

Não é de agora que muitas pessoas reciclam alguns objetos e lhe dão uma cara nova, ainda mais em tempos economicamente incertos. Nos últimos tempos uma prática tem se tornado popular no universo sustentável: o Upcycling. Uma técnica que consiste em, com criatividade, dar uma nova vida para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e a composição do mesmo. Embora muitas pessoas o associem à reciclagem, os conceitos são diferentes, uma vez que na reciclagem os materiais passam por um processo em que muitas vezes são convertidos em materiais de menor qualidade.

 

Segundo o site ECycle, “A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas no caso da madeira e, no caso do metal, menos mineração. Isso tudo também conta com uma economia significante de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais quanto na reciclagem, ainda que em menos quantidade nesse último caso. A prática do upcycling é um dos grandes exemplos da Economia Circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.”

 

 

 

 

UPCYCLING NA MODA

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil descarta cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis por ano e apenas 15% são reaproveitadas. Dependendo da composição do tecido, ele pode demorar anos para se decompor e intoxicar o solo e a água.  O upcycling procurar evitar esses números reaproveitando roupas e acessórios em desuso.

Grandes marcas estão utilizando essa técnica em suas coleções e os consumidores estão cada vez mais aceitando peças upcycled.

 

A marca Kite Coat transforma pipas de kite surf em casacos.

 

 

Sandálias da coleção Collab da parceria da Insecta com a Farm

 

 

ECONOMIA CIRCULAR

Seguindo a lista de benefícios do processo de upcycling, o método é o que mais se aproxima do modelo de economia circular. Para você entender o significado do que é a economia circular, uma forma bem fácil é colocá-la como oposta da economia linear, que é a que praticamos atualmente.

Economia Linear é baseada no processo de:

Extrair > produzir > descartar

Nesse sistema, contamos com o consumo de recursos finitos. O que é um problema, visando o futuro. Já que acarreta um risco iminente de esgotamento de matérias-primas além de cada vez mais alto os custos para sua extração. Gerando lá na ponta um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos para nós e os ecossistemas.

 

 

Muitas empresas pioneiras já estão repensando o design, produção e consumo de fibras, tecidos e peças. Sendo o design um dos pontos mais importantes, por ser o único processo criativo capaz de transformar o que seria lixo em algo com novo apelo, ou criar um produto que gere desperdício zero.

Às vezes, o upcycling pode ser a única opção sustentável para um material, devido às dificuldades de reciclagem do material.

 

Confira exemplos de upcycling:

 

 

 

 



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Sanetran Whatsapp Sanetran